Economia

Historial

Faculdade de Economia da UEM (FACECO) foi criada em 1970 e iniciou as suas actividades em 1971. Ela é vocacionada, fundamentalmente, a dar aos seus formandos uma sólida preparação de base nos vários domínios das ciências económicas e empresariais, de modo que eles possam contribuir para o desenvolvimento económico e social sustentado do pais.

Até 1975 a FACECO leccionou apenas o curso de Licenciatura em Economia, um pouco depois da independência, foi eliminado o programa de licenciatura e introduziu-se o curso de bacharelato em Economia.Em Agosto de 1985, foi introduzido novamente o curso de Licenciatura em Economia. O ano de 1986, foi marcado pela introdução dos cursos de Licenciatura normal em Economia e em Gestão. Assim, em 1988, a faculdade passa a leccionar dois cursos de licenciatura: Economia e Gestão.

Os cursos de licenciatura especial em gestão e Economia, para bacharéis, foram introduzidos nos anos de 1987 e 1988 respectivamente. Como forma de responder a demanda cada vez mais crescente nos cursos leccionados nesta faculdade, em 2001 foi introduzido o turno pós-laboral. A FACECO realizou, durante o ano de 2002, um processo de reforma curricular dos seus cursos de licenciatura, facto que culminou com a introdução de mais um curso, o de Contabilidade e Finanças.

Em 2007, tiveram inicio os cursos de mestrado em Gestão Empresarial e em Economia do desenvolvimento, ambos em regime pos-laboral, tendo os mestrandos preparado a sua dissertação durante o segundo semestre de 2008.

Durante o segundo semestre de 2007, fez-se a preparação de documentos do currículo do curso de mestrado em Gestão de Politicas Económicas, financiado pelo African Capacity Building Foundation. O curso iniciou em 2008. 

Em 2008, a FACECO introduziu o curso de licenciatura em Gestão de Negócios (LGN), na modalidade de ensino a distância. Foi uma acção conjunta entre a faculdade de Economia e o Centro de Ensino a Distancia da UEM, com suporte tecnológico do Centro de Informática da UEM (CIUEM).

Scroll to Top